segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ovo Frito

O bom e velho ovo frito fez parte hoje de minha refeição. Acabo de voltar do almoço, um belo "PF de bife" dos mais caprichados e conhecidos pratos dessa cidade. Mas antes de falar do ovo frito gostaria de contextualizar a história toda.
É verdade que comer PF's na cidade de São Paulo, principalmente fora do centro, é coisa difícil e arriscada atualmente (ao menos leio por aí que antigamente eram melhores, eu não sei). Tenho experimentado alguns ultimamente e esse me pareceu, ao menos até o momento, dos melhores da região. Tempero sem exageros, pós-refeição satisfatório, atendimento informal e bem atencioso. Nada além e nada menos do que espero de um boteco que serve PF. O atendimento, inclusive, foi o grande responsável pela participação do ovo frito no meu almoço de hoje.
Decidi dar esse título ao post de hoje pois PF é PF todo dia. Arroz, feijão, bife e salada de alface, tomate e cebola (e bota cebola nisso). Ao contrpario do trivial, estava eu decidido a repetir meu cardápio da semana passada, quando a senhora que me atendeu perguntou: "Quer ovo no PF?"
Pensei por alguns segundos, lembrando das conclusões de que seria o óleo da batata frita que dificultara minha digestão em outras experiências com o PF paulista, mas ao lembrar que havia muito não comia ovo frito, respondi: "Quero, por favor!"
Acho que foi a resposta mais acertada que dei nos últimos dias. Que delícia é o ovo frito, com gema mole, despedaçado em cima do arroz. Lembrei de tantos outros ovos fritos que já fizeram o meu prazer. Lembrei de pães com ovos, variação do mesmo ovo frito, com os quais também já me deliciei outras vezes.
Enfim, queria somente homenagear a simplicidade e grandeza que tem o ovo frito. Protagonista de tantas refeições por esse vasto país continental, humilde componente (e muitas vezes único) das marmitas de muitos dos trabalhadores brasileiros, mas que também faz deliciosa combinação com o arroz e perfeita harmonia com o bife.
Bendita seja a senhora que propôs, sem gigantes intenções, um ovo ao meu PF.

Nenhum comentário: